Sustentabilidade e patrimônio cultural
Pesquisa, projeto, reforma, restauro e recebimento de imóveis

Casa na Rua Direita, Luziânia

Patrimônio Cultural

Pesquisa e inventário de conjuntos históricos. Produção de conteúdo interpretativo para políticas públicas, pareceres técnicos e material turístico. Levantamento, projeto e intervenção em edifícios e cidades históricas. Reconstituição de processos, saberes e técnicas tradicionais. Requalificação de conjuntos urbanos e inserção de novos projetos harmonizados com a arquitetura regional.

Leia mais…
Vale dos Vinhedos

Gestão Ambiental e de Qualidade

Gestão de processos empresariais, de resíduos e poluentes no canteiro de obras, e do ciclo de vida dos materiais de construção. Etiquetagem para eficiência energética (Procel Edifica) e certificação ambiental da construção (selos LEED e Aqua). Consultoria para certificação de edificações e processos, controle de qualidade, e adequação a normas nacionais e internacionais.

Leia mais…
Pesquisa

Eventos Culturais e Gestão Integrada

Projetos integrados em produção de material escrito e visual. Consultoria para organização de eventos culturais. Pesquisa, produção de texto, fotografia, projeto arquitetônico, expografia e design gráfico. Editoração e soluções digitais para gestão e divulgação de projetos.

Leia mais…
Câmara Municipal de Salvador

A Casa de Câmara e Cadeia Luso-Brasileira

A Casa de Câmara e Cadeia é um dos tipos arquitetônicos mais representativos da colonização portuguesa no Brasil. Símbolo da autonomia de vilas e cidades, seguia de perto tanto a função quanto a aparência de suas congêneres européias, mesmo depois da Independência. Com a reorganização da administração municipal após a proclamação da República, a Casa de Câmara e Cadeia muitas vezes passou a abrigar também o Fórum da comarca e a Prefeitura, sendo então chamada de Paço Municipal.

Leia mais…
Pedra Fundamental, Planaltina, Brasília, DF, Brasil, 17/4/2015 Foto: Gabriel Jabur/Agência Brasília

A Pedra Fundamental de Brasília

Pouca gente fora da cidade de Planaltina, no Distrito Federal, sabe que no dia 7 de setembro, além de se comemorar a proclamação da Independência, faz aniversário outro importante marco da história do Brasil: o lançamento da Pedra Fundamental da Nova Capital do Brasil, em 1922. No entanto, a importância do lançamento da Pedra Fundamental no dia do centenário da Independência vai além do simples simbolismo de um ideal “mudancista”.

Leia mais…
"Mapa Turgot de Paris KU 06" por Louis Bretez (16..–1738) - Kyoto University Library. Licensed under Public Domain via Wikimedia Commons

Revolução Francesa e Patrimônio Histórico

Hoje, 14 de julho, é a data nacional da França, quando se celebra o início da Revolução Francesa representado pela “Queda da Bastilha”, em 1789. Apesar de ter sido demolida naquele mesmo ano, ou melhor, justamente por ter sido demolida, a Bastilha fez parte de um conjunto de monumentos perdidos que inspirou as primeiras iniciativas de proteção ao patrimônio cultural. Além disso, a sua vizinhança ilustra alguns conceitos universais de urbanismo.

Leia mais…
Mapa do Inventário de Planaltina

Inventário de Planaltina Recebe Menção Honrosa em Concurso

O Inventário do Setor Tradicional de Planaltina, realizado pela Ábaco Arquitetura & Design Ambiental, recebeu menção honrosa no concurso Nova Arquitetura de Brasília, promovido pelo Instituto de Arquitetos do Brasil, seção Distrito Federal (IAB-DF). Ele foi elaborado em 2012 para a Superintendência do Distrito Federal do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

Leia mais…
Lago Paranoá

Resposta ao Artigo “Presepadas da Terracap I”

O texto a seguir foi redigido pelos meus colegas professores da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Brasília, Neusa Cavalcante e Eliel Américo Santana, em resposta ao meu post anterior neste blog, “Presepadas da Terracap I: Expansão do Setor Sudoeste”. Transcrevo na íntegra.

*    *    *

Não é preciso ser doutor no assunto para perceber que a expansão dos setores Sudoeste e Noroeste não significa o aumento de habitações populares. Seria desnecessário enumerar os exemplos de políticas paternalistas, voltadas à construção de casas para as classes menos favorecidas que, beneficiando outros segmentos da população, não atingiram suas metas. Então a quem interessa essa expansão?

Leia mais…
Setor Militar Urbano

Presepadas da Terracap I: Expansão do Setor Sudoeste

Quanto mais se aproxima a Copa do Mundo, mais cresce a desconfiança geral quanto à capacidade do atual Governo do Distrito Federal em gerenciar os desafios urbanísticos da metrópole de Brasília. E como toda nuvem negra acompanha um bode expiatório, o DF tem o seu: a Terracap, “vilã” em três projetos com péssima repercussão. São estes as expansões do Setor Sudoeste e do Setor Hoteleiro Norte, e a implantação de um centro comercial em Área de Preservação Permanente na Asa Norte.

Leia mais…
Arca Espacial

Para Onde Vamos?

O Green Building Council Brasil lança a campanha Para Onde Vamos? As imagens são épicas com um ar futurístico, a cena é uma alusão à Arca de Noé, só que em vez do barco temos um ônibus espacial!

Leia mais…
Área central de Brasília

365 Dias de Transição

Em 11 de fevereiro de 2010, o governador do Distrito Federal José Roberto Arruda era conduzido à carceragem da Polícia Federal para de lá sair só como ex-governador. Começava naquele dia um longo processo de transição administrativa, com dois governadores interinos e praticamente três renovações do gabinete em menos de um ano. O impacto dessa transição na política urbana local foi tremendo.

Leia mais…
Pôr do Sol em Brasília

O que é Urbanismo de Esquerda em Brasília?

Certa vez o tetragovernador do Distrito Federal, Joaquim Roriz, acusou o PT de não gostar de pobre. A calúnia pegou e não largou mais o diretório local do partido. Uma das grandes arenas da milenar cavalhada entre azuis e vermelhos em Brasília tem sido a das políticas urbanas. Seria elitista o urbanismo vermelho, como acusa o rei azul? Ou a política urbana azul é que é populista, como retrucam as dúzias de reis vermelhos?

Leia mais…